Você sabe o que é Ler e Dort?

12/01/2015

Postado por Normativa Saúde

LER – DORT é uma doença causada por esforços repetitivos que tem conseqüências desastrosas. As pessoas que estão em estágios adiantados, mal podem segurar um copo d’água ou um lápis, sentem muitas dores e o pior este mal não tem reversão. Para evitá-la basta tomar alguns cuidados com a postura e acostumar-se a fazer alongamentos e pausas nos trabalhos repetitivos como é o caso da digitação e movimentação do mouse. Empresas já investem nisto adequando estações de trabalho e comprando programas que obrigam o funcionário a fazer as pausas. Fica mais barato do que o afastamento por doença, para a empresa e para o empregado.

ler e dort Você já pensou na Sua Postura Hoje? Manter uma postura adequada reduz o risco de se adquirir uma LER/DORT 1) Manter o topo da tela ao nível dos olhos e distante cerca de um comprimento de braço. 2) Manter a cabeça e pescoço em posição reta, ombros relaxados; 3) Manter a região lombar (as costas) apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas; 4) Manter o antebraço, punhos e mãos em linha reta (posição neutra do punho) em relação ao teclado; 5) Manter o cotovelo junto ao corpo e apoiado; 6) Manter um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira; Manter ângulo igual ou superior a 90º para as dobras dos joelhos e do quadril; 7) Manter os pés apoiados no chão ou quando recomendado, usar descanso para os pés. DICAS Manter o documento próximo ao monitor e no mesmo plano visual, nos trabalhos de digitação.

Manter o mouse e outros acessórios próximos ao teclado (no mesmo plano); Utilizar apoio para os punhos (É importante para ajudar você a manter-se na postura neutra). Faça Pausas E as utilize para alongar o pescoço, mãos e braços. Ande um pouco. Faça a adequação de sua estação de trabalho Coloque um apoio para os pés e para o monitor (pode ser uma lista telefônica por exemplo). Solicite um extensor para sua mesa. O apoio para o cotovelo é fundamental PENSAMENTOS “ O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. ( Fernando Pessoa ) “Existem apenas duas maneiras de ver a vida, uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre .“ ( Albert Einstein )