Saiba quais são os cuidados na utilização de gás!

21/10/2014

Postado por Normativa Saúde

O botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP) é utilizado em milhares de lares no país, sendo um objeto tão comum na cozinha como a geladeira e o freezer. Porém, os cuidados com seu uso devem ser redobrados, pois um vazamento de gás pode causar sérios acidentes e até levar à morte.

Pensando nisso, o INMETRO desenvolveu normas de segurança para o botijão e também para a válvula e a mangueira de gás que se ligam ao fogão. Você já teve algum problema com segurança de gás de cozinha??? A norma atual estabelece uma série de medidas de segurança que antigamente não eram pensadas. Antes, por exemplo, a mangueira não tinha uma proteção interna. Hoje, é obrigatório que a peça tenha uma tela de proteção no seu interior para evitar vazamentos. Tanto que esta deve ser composta de PVC e poliéster. Além disso, o Inmetro determinou uma validade para todos os produtos certificados. O prazo é de 5 anos para a válvula e para a mangueira. Já o botijão passa por testes de requalificação – explica a chefe da divisão de fiscalização da qualidade do INMETRO, Márcia Rosa Franco.

Para identificar se a mangueira atende aos itens de segurança, é preciso procurar o selo do INMETRO na peça. Outra dica é verificar se ela é transparente com uma tarja na cor amarela. Antigamente, eram utilizadas mangueiras azuis ou verdes, que já foram retiradas de circulação. No caso da válvula, o selo é a única segurança do consumidor na hora da compra. Já o botijão precisa passar pela requalificação depois de um período que varia de 12 a 20 anos, quando recebe o selo do INMETRO. Os novos botijões já saem de fábrica com o selo. Mas ainda existem modelos no mercado que não apresentam a marca, pois foram fabricados antes da nova regra. Nesse caso, torna-se importante verificar se o produto não apresenta sinais de ferrugem e partes amassadas.

Para garantir que as normas estejam sendo sempre cumpridas, o INMETRO também realiza fiscalizações periódicas na indústria e no comércio. Além disso, os fiscais também analisam se o peso do botijão cheio, que é de 13 quilos, é respeitado. ouvidoria INMETRO: 0800 285-1818 site: inmetro.gov.br INSTALAÇÃO DO BOTIJÃO DE GÁS Os componentes básicos para instalação do botijão de gás são: Mangueira: Deve ser de plástico PVC transparente, com tarja amarela, gravação do código NBR 8613 e do prazo de validade e comprimento máximo 80 cm. Ela não deve ser passada por trás do forno e não deve ser emendada. Também não deverá permanecer encostada no fogão, pois seu aquecimento poderá derretê-la, causando vazamento de gás. Braçadeiras: Servem para fixar a mangueira no fogão e no regulador de pressão do botijão. Nunca use arame, esparadrapo ou outro material no lugar de braçadeiras. Regulador de Pressão: É o dispositivo que tem como finalidade regular a passagem do gás do botijão para a mangueira. No regulador deve constar a gravação do código NBR nº 8473 do INMETRO. Botijão: Contém 13 kg de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). É fabricado segundo norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT nº 8460.

PARA GARANTIR SUA SEGURANÇA: Abasteça-se somente com empresas credenciadas. Evite as clandestinas. Verifique o estado do botijão ao recebê-lo. Se houver dúvidas quanto ao seu peso ou qualidade, aproveite a presença do entregador e peça para trocá-lo. O botijão não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de danificação. Nunca coloque os botijões em compartimentos fechados e sem ventilação (armários, gabinetes, vãos de escada ou porões). Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir. EM SEGUIDA

FAÇA A TROCA: Feche o registro de gás; Retire o lacre do botijão cheio; Retire o regulador do botijão vazio; Segure o bico do regulador na posição vertical e encaixe-o na válvula do botijão cheio; Gire a borboleta do regulador para a direita, até ficar firme. Use apenas as mãos para rosquear a borboleta do regulador; nunca utilize ferramentas. Quando rosquear a borboleta do regulador, evite incliná-lo, mantendo-o sempre na posição vertical. Após a instalação do botijão, verifique se existe vazamento de gás, aplicando espuma de sabão na junção do regulador com a válvula do botijão. Se houver vazamento, começarão a se formar bolhas na espuma. Neste caso, feche imediatamente o registro de gás. DICAS & PENSAMENTOS O dia mais belo? Hoje. A coisa mais fácil? Errar. O maior obstáculo? O medo. O maior erro? Abandono. A raiz de todos os males? O egoísmo. A distração mais bela? O trabalho. A pior derrota? O desânimo. Os melhores professores? As crianças. A primeira necessidade? Comunicar-se . O que mais lhe faz feliz? Ser útil aos demais. O maior mistério? A morte. O pior defeito? O mau humor. A pessoa mais perigosa? A mentirosa. O sentimento mais ruim? O rancor. O presente mais belo? O perdão. O mais imprescindível? O lar. A rota mais rápida? O caminho certo. A sensação mais agradável? A paz interior. A proteção efetiva? O sorriso. O melhor remédio? O Otimismo. A maior satisfação? O dever cumprido. A força mais potente do mundo? A fé. As pessoas mais necessárias? Os pais. A mais bela de todas as coisas? O amor.Madre Tereza de Calcutá